
O marketing digital está acabando com a arte de escrever. Um copy (texto de vendas) deveria ser feito por um escritor persuasivo claro, porém acima de tudo criativo. Entretanto, nos últimos 3 ou 4 anos a qualidade de quem e do quê se escreve para vendas na internet está cada vez mais atrelada aos padrões minuciosamente descritos pelos chamados “gurus” do marketing digital.
Esses caras estão sempre bombando em redes sociais, blogs
e afins. Visitam lugares paradisíacos, posam ao lado de carros de luxo e tem
milhares de seguidores em seus perfis. São a verdadeira cara da riqueza. Ao
lado deles, em um webinar qualquer, tem sempre parceiros de sucesso sorrindo e
com aquela cara de quem diz: eu sou fd. Mas todos continuam no mercado simplesmente
porque querem ajudar você, dizem eles. O narcisismo aparente lembra aquele tal de marketing multinível ou de pirâmide.
E o mais engraçado é que a receita que eles tem para você
escrever textos cada vez mais convincentes também não é totalmente nova. São as
mesmas técnicas usadas por aqueles publicitários que se embrenhavam pelas
madrugadas em cima de uma Olivetti Lettera e que ao lado de uma garrafa de café
gritavam Eureca quando tinham uma grande ideia. E os verbos no tempo imperativo
continuam sendo a chave do CTA (Call To Action). A diferença do atual web
marketing está na origem do aprendizado. O “como ser”, “como vender” e “como enganar”
(Ops! Saiu.), não são ensinadas ou aprendidas em salas de aula ou numa reunião do
tipo brainstorm, mas esparramadas em sua tela depois de uma pesquisa no Google.
Palmas para a tecnologia que nos ensina como ser criativo com apenas 5 dicas mágicas.
Para escrever esse texto eu também segui algumas dessas dicas.
Gere ansiedade em seu persona, comece o título com “os 10 alguma coisa”. Já sobre
o termo “merda”, é que em tempos de rede social, falar meios palavrões também pode
ser uma técnica geradora de interesses. Inclusive, tem gente que fala coisa bem
mais cabeluda e vende!
Bem, não vou me estender. Mesmo porquê eu acabo de
revelar como eu te trouxe lendo até aqui. Só gostaria de deixar bem claro que não
sou contra o marketing atual e nem sigo o estilo natureba que só come o que
planta e não usa Nike ou qualquer grande marca. Gostaria apenas que você leitor
repensasse sobre o que você anda consumindo de porcaria por causa da porcaria do
poder de persuasão que esses textos de venda (cartas de venda) podem lançar sobre
você.
E você redator/copywriter/escritor/criativo/marqueteiro
de plantão, vê se não fica escrevendo merda por ai vai!
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