terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

10 PASSOS PARA SE FAZER UM COPY DE MERDA



O marketing digital está acabando com a arte de escrever. Um copy  (texto de vendas) deveria ser feito por um escritor persuasivo claro, porém acima de tudo criativo. Entretanto, nos últimos 3 ou 4 anos a qualidade de quem e do quê se escreve para vendas na internet está cada vez mais atrelada aos padrões minuciosamente descritos pelos chamados “gurus” do marketing digital.

Esses caras estão sempre bombando em redes sociais, blogs e afins. Visitam lugares paradisíacos, posam ao lado de carros de luxo e tem milhares de seguidores em seus perfis. São a verdadeira cara da riqueza. Ao lado deles, em um webinar qualquer, tem sempre parceiros de sucesso sorrindo e com aquela cara de quem diz: eu sou fd. Mas todos continuam no mercado simplesmente porque querem ajudar você, dizem eles. O narcisismo aparente lembra aquele tal de marketing multinível ou de pirâmide. 

E o mais engraçado é que a receita que eles tem para você escrever textos cada vez mais convincentes também não é totalmente nova. São as mesmas técnicas usadas por aqueles publicitários que se embrenhavam pelas madrugadas em cima de uma Olivetti Lettera e que ao lado de uma garrafa de café gritavam Eureca quando tinham uma grande ideia. E os verbos no tempo imperativo continuam sendo a chave do CTA (Call To Action). A diferença do atual web marketing está na origem do aprendizado. O “como ser”, “como vender” e “como enganar” (Ops! Saiu.), não são ensinadas ou aprendidas em salas de aula ou numa reunião do tipo brainstorm, mas esparramadas em sua tela depois de uma pesquisa no Google. Palmas para a tecnologia que nos ensina como ser criativo com apenas 5 dicas mágicas.

Para escrever esse texto eu também segui algumas dessas dicas. Gere ansiedade em seu persona, comece o título com “os 10 alguma coisa”. Já sobre o termo “merda”, é que em tempos de rede social, falar meios palavrões também pode ser uma técnica geradora de interesses. Inclusive, tem gente que fala coisa bem mais cabeluda e vende!

Bem, não vou me estender. Mesmo porquê eu acabo de revelar como eu te trouxe lendo até aqui. Só gostaria de deixar bem claro que não sou contra o marketing atual e nem sigo o estilo natureba que só come o que planta e não usa Nike ou qualquer grande marca. Gostaria apenas que você leitor repensasse sobre o que você anda consumindo de porcaria por causa da porcaria do poder de persuasão que esses textos de venda (cartas de venda) podem lançar sobre você.

E você redator/copywriter/escritor/criativo/marqueteiro de plantão, vê se não fica escrevendo merda por ai vai!

                                                                                                                            No Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário. Se não tiver um login válido e comentar como Anônimo, favor colocar o seu nome no final para que o autor saiba quem é!