quarta-feira, 6 de março de 2013

HUGO CHÁVEZ, CHORÃO!



(Nesta semana morreram Hugo Chávez, presidente da Venezuela e Chorão, vocalista da banda Charlie Brow Jr)

Chorão talvez fosse um apelido mais conveniente para o ditador Hugo Chávez  do que para o músico Alexandre Magno Abrão. Isso porque o ex presidente venezuelano será lembrado eternamente pelas suas reclamações contra os Estados Unidos! Até o seu câncer na região pélvica, que provocou sua morte, ele já tinha atribuído a culpa aos americanos.

Sabemos que durante o seu governo a Venezuela cresceu sim, que seu povo se orgulha de ter a gasolina mais barata do mundo, boa educação, programas sociais que realmente funcionam. O centralizador Hugo Chávez até conseguiu apagar um pouco aquela imagem de que a Venezuela só produzia petróleo e Miss Universo. Mas um país democrático  tem que ter liberdade de expressão, não pode sancionar TV´s e estações de rádios por dizerem o que pensam sobre o governo. Um país democrático não faz embargos absurdos às multinacionais instaladas em seu território. Um país democrático não expulsa arbitrariamente estrangeiros sem provas concretas de uma fantasiosa conspiração. Um país democrático de verdade não espalha enormes imagens do seu presidente pelas cidades, impondo ao seu povo um culto descabido ao seu líder. Isso é coisa de China, Irã e Coréia do Norte.

Mas nessa polêmica passagem pelo Mundo, Chávez fez seu papel direitinho. Ditador que se preze (não é bem esse o termo) faz discursos inflamados e ganha apoio da população mais carente, com pouca educação, de gente que precisa de um herói. Ditador que é ditador mesmo consegue calar a população rica por medo da opressão, e olha que não são poucos.

Agora tudo acabou! Mas a esperança de um novo governo menos "chavista" é tão pequena quanto as informações divulgadas sobre o estado de saúde de Hugo Chávez enquanto doente, já que até isso eles esconderam.

Pois é Hugo! Um dia você teria mesmo que acertar suas contas com alguém lá em cima. E, como cantaria Chorão (o músico):
“Vou te levar daqui. Vou te levar, yeah!”

                                                                                                       Por Lange Pinheiro

10 comentários:

  1. Mais uma vez Parabéns Lange, seu texto além de bem documentado está atualizadíssimo. Você não perde tempo. Risos
    Um abraço do amigo de sempre, Erlon.

    ResponderExcluir
  2. Lange, confesso que não gostava do Chavista mas que ele como Lula aprenderam que quem comando uma nação são os pobre, iludidos e carentes, ah! Isso ele aprendeu. Chegando lá São Pedro vai falar, que isso Hugo, o teimoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (risos). Pois é, isso se ele não for barrado na porta do céu. Talvez seja julgado por aqui mesmo, para deixar mais curto o caminho para o seu destino final.
      abraços.

      Excluir
  3. essas suas "dobradinhas" são um achado... muito bom... parafraseando o Rei da Espanha "que se callen todos" os ditadores... só não entendi porque nosso governo due 3 dias de luto oficial e Cuba deu só 2 (KKKKK)... e mais hilário ainda foi o Mahmoud Ahmadinejad que disse que Hugo vai ressuscitar com Cristo... acho que tá falatando um Papa para por ordem nessa bagunça geral... e no fim morre Chorão que não deveria morrer... vai entender...abs Chico Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Chico! Stalin, Hitler, Pinochet e Kadafi devem estar fazendo o maior churrascão agora para receber Chávez. Fogo é o que não vai faltar!
      Grande abraço,

      Excluir
  4. Nunca me canso de dizer que sou sua fã!!!
    Ótimo texto e ótimas colocações!!!
    Eu, particularmente, sou uma contrária ao Chavez Venezuelano e aos outros tantos Chavez que existem por aí e por aqui. Sou totalmente contra a ditadura, a falta de liberdade, a falsa sensação de igualdade e sobretudo ao pouco valor que os ditadores dão à educação... afinal... povo educado questiona...
    Um abraço e um beijo grande.
    Sou sua fã!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tocou na ferida Luciana: O povo educado questiona!

      Tomara que nossa educação, aqui no Brasil, melhore um pouco mais. Sem Lek, Lek, Lek, Lek, sem créu na velocidade 5 e muito redações com receita de miojo sendo aprovadas.

      Eu também sou seu fã viu! Viva o meio ambiente! (risos). Abraços e obrigado.

      Excluir

Digite aqui seu comentário. Se não tiver um login válido e comentar como Anônimo, favor colocar o seu nome no final para que o autor saiba quem é!