terça-feira, 10 de setembro de 2013

513 Anos Depois...

(Sobre o belo jogo do Brasil contra Portugal em 10/09/2013)
A bordo de sua nau, com uniformes grená de escudo imponente, portugueses barbudos e com cabelos moicanos avistaram de longe homens tupiniquins com suas vestes amarelas. Então os patrícios adentraram pelo Rio Charles e atracaram no Gillette Stadium, em Boston. Lá se confrontaram com um time de índios habilidosos, mamelucos consagrados, negros craques e uma miscigenação de raças oriunda de uma terra longínqua chamada Brasil. Todos regidos pelas tribos Neymaris e Scolaris.
No jogo da sedução os portugueses não conquistaram ninguém com espelhinhos e suvenires, mas não dá para dizer que não foram recebidos com festa.  O placar foi de 3 X 1 para o Brasil, mesmo diante das jogadas violentas do time de Portugal.
Se Pero Vaz de Caminha twitasse algo ao Rei Dom Manuel certamente seria: “Putz, era pra ser um amistoso!”


Hexa à vista!

25 comentários:

  1. E foi de Vira vira. Parabéns pelo texto.
    Renan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... Nem citei o "Vira vira"... (risos). Abraços Renan.

      Excluir
  2. está visto um colonizado será sempre um aziado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, que ao que parece, vem de terras Lusitanas. Tenho que te dar razão, de tantas riquezas que lhe foram tiradas, o brasileiro se sente mesmo "aziado" (pesquisei: fora de sintonia)... Talvez por isso, diferente do resto do Mundo, sejamos assim: tão alegres.

      abraços.

      Excluir
    2. Deve ser por causa dessa ALEGRIA que andam a partir tudo por aí... Abraço

      Excluir
    3. Alegres sempre, acomodados nunca! Afinal, somos 200 milhões.

      Excluir
    4. Reclamar e Lutar pelos vossos direitos, acho que sim, mas não com violência e destruição. Mas talvez seja apenas a opinião de um cidadão do único país do mundo que fez uma Revolução sem armas nem violência, apenas uma flor o cravo! Desejo-vos muitas felicidades!

      Excluir
    5. Ó caro amigo, para quê essas lutas verbais de alcrim e mangerona, nenhum dos nossos povos é modelo para quem quer que seja!
      Um brasleiro, como sabe, é um português hiperbolizado!

      Excluir
    6. É o velho despeito lusitano que não aceita que o "filho" Brasil seja melhor do que o "pai". Este deve ter vindo do site "Mais futebol.iol.pt", onde postaram um link direto para cá na notícia da derrota lusa para o Brasil.
      Portugal está na bancarrota, ainda ontem entrando em desespero porque o governo quer diminuir as pensões... Mas pelo menos são cordeirinhos que abaixam a cabeça para as ordens do governo e não apelam para a violência. Parabéns ! Lol... Até á Dilma os portugueses pediram ajuda financeira, economistas do mundo colocam Portugal no grupo dos PIGs(porcos, em inglês), o país está estagnado, mercado consumidor esgotado, não tem para onde crescer, a população a decrescer e o sujeitinho ainda assim se acha com moral para mandar estas bocas.
      Olhe o teu umbigo, parasita! Portugal sempre atrelou o seu porvir á espoliação dos outros. Como isto acabou, apesar de terem resistido até o quanto puderam de largar o osso das ex-colônias da África(os últimos do mundo a fazerem-no), estão onde estão, ínfimos, sem relevância mundial, enquanto o Brasil é potência emergente e importante desportiva, cultural, econômica e geopolíticamente. Duro demais para os pobres lusitanos suportarem. E viva a internet para que eles descarreguem suas azias.

      Excluir
    7. Gustavo, é um facto que Portugal está a passar um crise por erros do passado, mas felizmente graças ao esforço de todos os Portugueses estamos a dar a volta por cima, sem violência, sem destruição apenas com TRABALHO e MUITOS SACRIFÍCIOS e FÉ em DEUS :). Quanto ao seu comentário " Brasil é potência emergente..." devo-lhe recordar que a classificação dos países por parte do FMI e ONU é a seguinte: Economias Avançadas, Emergentes e subdesenvolvidas| Portugal, apesar de todas as dificuldades já está nas 1ª categoria Avançadas! Ora vejamos pertencemos aos PIG's não temos recursos naturais quase nenhuns, somos dos mais pequenos geograficamente e demograficamente... e mesmo assim estamos no 1º escalão! Enfim vale a pena pensar nisso!

      Excluir
    8. Ó meu amigo, leve a prenda para casa!
      Um dos problemas das nossas duas sociedades (portuguesa e brasileira) é a ignorância e o pouco rigor naquilo que se diz e, por vezes - muitas, no que se faz!
      PIGS (e não Pig's) é um acrónimo, em inglês, das iniciais dos seguintes paíese: Portugal, Irlanda e Itália, Grécia e Espanha; assim como existe o BRIC's para: Brasil, Rússia, Índia e China.
      Um dos grandes erros da nossa história, quase milenar, não foi D. João VI ter ido para o Brasil, mas sim ter regressado.
      O Brasil, com os seus imensos defeitos e imensas virtudes é a hipérbole (linguagem gramatica e não matemática) de Portugal. Como disse um dia um pensador, creio que Agostinho da Silva, o brasileiro é um português à solta.


      António (com ´ não com ^)

      Excluir
  3. 513 anos depois... foi, simplesmente, um jogo de futebol entre duas selecções representativas de pois países que se respeitam e se estimam. Se o espisódio relatado por Pero Vaz de Caminha não tivesse acontecido, ontem não teria havido esse jogo, pois o adversário de Portugal não teria sido o Brasil, porque não haveria Brasil. Poderia haver qualquer coisa nesse espaço geográfico..., mas não era o Brasil, esse país que os portugueses olham embebecidos, tal como um pai olha para um filho! Futebol é futebol... e o Brasil é o melhor nessa arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário coerente.
      abraços,

      Excluir
    2. Só falta mesmo dizer que, futebol é futebol... e o Brasil é o melhor nessa arte, e na actualidade, o melhor artista do mundo é português... ou será argentino!

      Excluir
    3. Pode ser um português que joga na Espanha e que foi lançado na seleção portuguesa por um brasileiro (Scolari). Ou um argentino criado desde os 7 anos de idade no Barcelona. Num mundo tão globalizado quem pode dizer qual é o país do futebol? Nem a FIFA...

      Excluir
    4. Ó meu caro amigo, estando no país em que está, ainda pergunta qual é o país do futebol?
      Não sei se o melhor jogador do mundo da actualidae, é o português ou o argentino, para mim é indiferente, uns gostam de um, outros de outro e apenas o referi para o alfinetar. Agora, se me perguntar qual o melhor jogador português que eu vi jogar? O Figo, sem dúvida! O golo contra a Inglaterra no Europeu de 2000 é imortal!
      O melhor do mundo que que vi jogar? Pouco me lembro do Maradona, por isso foi o Ronaldo o Fenómeno, dos tempos do Bracelona, depois engordou, e foi pena.
      A melhor selecção? A do Brasil 82, sem dúvida alguma. Apesar de não ter ganho nada, a linha média era fantástica: Falcão, Sócrates (muito melhor que o nosso, talvez equiparado ao grego!), Éder e Zico.
      Zico que tem como sonho, dito pelo próprio, treinar o Sporting, clube onde foram formados o Figo e o Cristiano Ronaldo (se gosta de futebol e tiver oportunidade, veja p.f., o primeiro golo oficial).
      Em resposta, pode também responder a estas mesmas perguntas?

      Excluir
    5. Então... em resposta, pode também responder a estas mesmas perguntas?
      Não responde?
      Para o Lange, qual foi o melhor jogador que viu jogar? Brasileiro, do mundo (podem coincidir) e porque não... também o português (excluindo o óbvio CR7). E a melhor selecção?
      O desafio* está do seu lado.

      Sabe, esta palavra foi utilizada para designar o primeiro jogo de futebol entre Portugal e a Inglaterra,em que perdemos por dez a zero, ou seja, foram... dez a fio!

      Excluir
    6. Ó meu amigo "?". Não ouso a me aprofundar numa resenha futebolística, mas como bom brasileiro (e flamenguista) posso dar meus "pitacos". O melhor jogador que já vi jogar foi o Zico. Não só pelas faltas bem cobradas, pelos dribles em direção ao gol e pelos golaços de bicicleta (foram muitos), mas pela sua postura correta em campo. Raramente eu o vi ser indisciplinado, levar cartão e muito menos agredir um adversário.
      Com relação ao melhor jogador português? Liédson e Deco (risos). Figo e CR7.
      Grande abraço.

      Excluir
    7. Grande abraço tanbém para você, vou estar atento e tentar acompanhar este seu espaço público!

      António(com ´ não com ^)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Caro Lange

    Excelente crônica.
    Penso que os primeiros versos de Fernando Pessoa no poema "Tabacaria", resumem fielmente as pretensões portuguesas, no que se refere ao esporte bretão.

    "Não sou nada.
    Nunca serei nada.
    Não posso querer ser nada.
    À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, não creio que as pretensões portuguesas, no que se refere ao desporto bretão, sejam tão redutoras como trecho do poema que citou, porque senão quais seriam as do Brasil, de acordo com os versos de Chico Buarque:

      «Mas não sê tão ingrata!
      Não esquece quem te amou
      E em tua densa mata
      Se perdeu e se encontrou.
      Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal:
      Ainda vai tornar-se um imenso Portugal!»

      Excluir
    2. De Pessoa a Buarque, de verso em verso, a verdade é que toda democracia é saudável Afinal, citando outro fenômeno, Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra"!.

      Excluir
  6. Viva o Brasil e Portugal,
    viva o ser humano !!
    Alberto

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário. Se não tiver um login válido e comentar como Anônimo, favor colocar o seu nome no final para que o autor saiba quem é!