domingo, 14 de outubro de 2012

QUEM MATOU O MAX?




De tempos em tempos a nossa inteligência é ridicularizada pelos clichês fúteis das novelas da TV Globo. Tudo pela busca frenética da audiência. Já não bastavam as cenas onde os personagens batem a porta sem passar pelos seguranças da mansão, aquelas onde eles estão sempre sem celular e ninguém consegue localizá-los e as técnicas infalíveis dos vilões que sempre ouvem de tudo sem que ninguém perceba, praticamente invisíveis. É de fazer inveja a qualquer detetive da vida real. Ainda temos as cenas clássicas do mal entendido que dura muitos e muitos capítulos, do troca-troca de casais na suruba global e do crime que só é desvendado no último capítulo.

Ainda me lembro do mistério de 23 anos atrás: “Quem matou Odete Roitman?”. E, em outras novelas tivemos também quem matou Salomão Hayala, Lineu Vasconcelos e o fotógrafo Jorge Tadeu? Tudo para prender a nossa atenção ainda mais na telinha, afinal o nosso povo só dorme depois da novela da oito... ou nove, ou dez, sei lá!

Não sou um exímio noveleiro, mas penso que os autores deveriam usar um pouquinho mais de criatividade e bom senso nos roteiros. Que tal uma cena que aconteça aquilo que o público quer, só de vez em quando, uma morte prematura do personagem principal (que deixaria de ser principal, claro) ou, simplesmente, o vilão se dando mal no meio de novela. Seria emocionante não ser tão surpreendido assim!

Por isso, antes de sair perguntando “Quem matou o Max?” pelas redes sociais dessa nossa Avenida Brasil de tanta futilidade, lembre-se:
o assassino pode estar por detrás das câmeras e pode também estar assassinando a sua inteligência.
                           
                                                                                                                         Por Lange Pinheiro

13 comentários:

  1. Não vejo novelas, mas me incomodo bastante também com o fato de que esses dilemas ficcionais ocupam tanto a vida das pessoas enquanto os reais são negados, negligenciados, ignorados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Como excelente psicóloga que es, certamente conhece bem do assunto. Abraços,

      Excluir
  2. Lange como sempre os temas do seu blog são de alta astucia e clareza. O problema de hoje em dia as pessoas tem mais emoção em ver TV, em comentar o que se passa em redes sociais, são a vida delas, pois não vivem, não conversam não tem vida social e sim rede social. Por esse motivo, Max, Carminhas e Empreguetes são emocionantes e comentadas. Um lastima, pois ao perguntar um autor brasileiro poucos conhecem mas qual o nome da próxima tramaturgia todos dizem salve Jorge!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga Márcia, Salve Jorge não, Salve nossa cultura! Abraços

      Excluir
  3. Demorou para postar, hein? Mas antes tarde do que nunca.
    Caro Lange, não é que eu não assista novelas. É que eu não assisto TV aberta em geral, para não correr o risco de sofrer contaminação ou ter a inteligência assassinada, como você bem diz.
    Em todo caso, lá vai um palpite: Coronel Mostarda, na sala de música, com o candelabro.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de leitura!!!
    Já estava sentindo falta... muita falta...
    Como uma eterna estudante (já doutora mas sempre estudante) e como uma eterna amante das letras só digo amigo que o que falta neste país é EDUCAÇÃO...
    Não tenho nada contra novelas e programas fúteis e sem a menor cultura, tenho contra o fato de as pessoas não terem EDUCAÇÃO suficiente para serem críticas frente a estas "basuras".
    Um abraço e não some não.

    Luciana Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Lú... Ainda mais porque graças a ele aprendi o que são "basuras" (risos)... Igual a "lixo", "falta de conteúdo".
      São mesmos essas "basuras", junto com as músicas chicletes e a hipocrisia do futebol, que levam o nosso país para o buraco. Aposto que se o Brasil ganhar a copa de 2014 a Dilma será reeleita. Quem duvida?

      Abraços.

      Excluir
    2. É isto aí meu amigo!!!
      Eu não duvido ...
      Em espanhol se utiliza muito este termo para falar de programas de TV, músicas e também para comidas tipo fast food. Gosto muito do termo. E a tradução literal é lixo mesmo, rsrsrs. Me parece muito bem empregado neste caso.
      Abração.

      Excluir
  5. Sempre polêmico, meu amigo... valeu pelo texto, compartilhei no meu Facebook, claaaaaaro!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Erlon! Mas tenho certeza que você adora esse tipo de coisa. Talvez você seja um dos caras menos fúteis que eu já conheci. Aprendi muito contigo meu irmão.
      Abraços a todos ai no RJ.

      Excluir
  6. Cara, você é muito bom!

    Sheley Nunes.

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário. Se não tiver um login válido e comentar como Anônimo, favor colocar o seu nome no final para que o autor saiba quem é!