quinta-feira, 8 de outubro de 2009

OLIMPÍADAS RIO 2016, ME AGUARDE!

Quero agradecer a empresa de transportes Tijuquinha (ISO 9001/2000) pelo que tem feito pelos seus passageiros nos últimos anos. Graças a ela em breve eu me tornarei um atleta de nível internacional. E certamente até meados de 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio, eu já devo estar apto a participar de pelo menos uma modalidade esportiva. Que venham os gringos!


Na verdade, eu nunca tive muito tempo de fazer exercícios, mas, depois que passei a treinar na “Academia 234” (Rodoviária-Barra) realmente o meu condicionamento físico tem se tornado invejável. E o melhor, no único horário que tenho disponível, na ida e volta do trabalho. E eu ainda só pago a bagatela de R$ 2,50, por sessão, com direito a ar condicionado. Segue abaixo os exercícios que eu mais gosto:

- CABEÇA PENSANTE.: Assim que a “Academia 234” abre as portas o primeiro exercício que eu faço é o “mental”: PEGO OU NÃO PEGO? PEGO OU NÃO PEGO? Melhorando assim o meu poder de decisão, fundamental para qualquer esporte. E, de quebra, ainda fortaleço a musculatura do pescoço esticando-o pra tentar ver se o ônibus está cheio ou não, tentando não perder o meu precioso lugar na porta da acesso.
Obs.: Faço uma pequena queixa para os exercícios de pescoço, eles só servem para corridas de carro, que não teremos nas Olimpíadas. Por isso eu os julgo desnecessários.

- MASSAGEM LINFÁTICA.:
Esta é uma novidade que nenhuma outra academia tem. Logo ao ingressar na “Academia 234”, dezenas de massagistas modelam meu corpo de forma inovadora. Eles soam mesmo a camisa para que eu também tenha um lugar ao sol. E são sempre solidários apesar da caras fechadas. Me incentivam com palavras do tipo: AI-AI ! PAAASSA! COM LICEEEENÇA! E eu só preciso continuar seguindo, devagar e sempre.

- MALHANDO A PACIÊNCIA.: No ponto da Usina um espécie de “Personal Trainer” interrompe os exercícios. O homem pára o ônibus por alguns minutos que só arranca quando ele ordena. Confesso que no inicio eu até achava que seria um fiscal da empresa tentando consertar a logística de horários que não funciona bem. Mas agora tenho certeza, apesar do cigarrinho nas mãos, ele está mesmo é exercitando nossa paciência. Afinal, quem espera sempre alcança, a paciência e a maior das virtudes, e assim vai... Mas eu ainda não entendi o que o cigarro tem a ver com saúde.

- VOVÔ MAROMBA.: Apesar de não ser o meu caso, eu não posso deixar de citar o programa desenvolvido especialmente para o pessoal da terceira idade. Os velhinhos malham o tempo todo, sempre em pé. Nessa a Tijuquinha acertou em cheio. Afinal, os idosos precisam mesmo de atividades. Outro dia eu ate solicitei que o trocador tomasse uma providência para que alguém das poltronas vermelhas cedesse o lugar, mas ele disse que a empresa não o obrigava a fazê-lo. Agora eu entendi: malha velhinho, malha!

- ALONGAMENTO.: Obrigatório para todos exercícios de alto impacto, o alongamento da “Academia 234” é diferenciado. Eu passo por um corredor humano, com mochila nas costas e dois cadernos nas mãos, paro quando encontro alguns centímetros de espaço e ainda tenho que me esticar para alcançar o corrimão de teto. Ao ficar pendurado com o ar condicionado na minha cara (aqueles furinhos são demais hein!), uma mão no teto e outra nos cadernos, eu até sinto um pouco de câimbra... mas sei, a dor é parte do treinamento.
Obs.: Se ar quente sobe e ar frio desce, os furinhos tem mesmo que ser direcionados para o rosto do atleta?

- TESTE AVANÇADO DE REFLEXOS.: Ao desembarcar passageiros nos semáforos percebo claramente que o motorista não está sendo imprudente, mas sim, testando os nossos reflexos. Outro dia um companheiro desceu ali na Rua Conde de Bonfim com Rua Uruguai e uma moto quase o atropelou. Ele escapou, mas tropeçou ao subir na calçada... Ta vendo, risco tem pra todo lado! Um dia eu também quero testar meus reflexos, mas o problema é ter que gritar: “ABRE AÊ MOTÔÔÔ!”. Eu tenho vergonha. Que tal colocar um botãozinho com esta função bem ali na porta?

- VAI E VEM.:
É quando o ônibus começa a subir o Alto da Boa Vista, lotado de atletas e massagistas, que a coisa esquenta mesmo. Aqui posso perceber claramente que, o que a Tijuquinha quer mesmo é formar uma legião de “velejadores”. Lars Grael e Robert Scheidt que se cuidem! Com tantas curvas e subindo a serra tão vagarosamente (10 KM/H), não tem pra ninguém. Eu seguro no corrimão vertical para aprimorar a técnica de mar agitado. Se a curva é pra direita, me jogo pra esquerda. Se for pra esquerda, lá vou eu pra direita. Braços sempre flexionados pra dar mais liberdade aos movimentos. Uhuuu! Na subida eu ainda curto um som maneiro que vem do motor o tempo todo: PI-PI-PI-PI! Creio que é acionado por algum sensor que avisa que a academia está muito pesada! Pena que na descida o som não funciona.

- RELAX.: Depois de 1 hora de pura adrenalina as pessoas finalmente descem com cara de “missão cumprida” e o suor escorrendo pelo rosto. Surge alguns lugares pra sentar, mas o meu ponto está logo a frente. Mas também, sinceramente, eu não compreendo porque mesmo com todos os benefícios que os exercícios físicos trazem a saúde ainda tem tanta gente que fica o tempo todo sentada, só assistindo. Isso é um absurdo!
XÔÔÔ SEDENTARÍSMO !!!

SEJAM BEM VINDOS AOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO-2016.

(mas venham de VAN )


Autor: Lange Pinheiro
GOSTOU DESSE TEXTO? CLIQUE ABAIXO E COMENTE.

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkk... bem que reparei que vc está ficando em forma... vou ter q começar a praticar isso para perder minha barriguinha....

    um abraço meu amigo... e um abraço em toda a turma!

    ResponderExcluir
  2. Lange é por isso que estou sempre em forma posso comer a vontade que não engordo, tenho minha academia 175/179/234 barra - linha amarela.

    ResponderExcluir
  3. Também malho nessa academia. Arriscando minha vida todo dia que vou trabalhar.

    Acho prefeitura deveria tomar atitudes para melhorar o transporte. Não me importo se eles multam as empresas, mas me importo se eles resolvem o problema. O 234 sobe o alto com quase 200 pessoas dentro do ônibus e eu já vi motorista reclamando do freio.
    Acho que a prefeitura vai resolver o problema da super-lotação com acidentes graves e mais uma vez o Eduardo Paes vai la ver o desastre.

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário. Se não tiver um login válido e comentar como Anônimo, favor colocar o seu nome no final para que o autor saiba quem é!